terça-feira, 28 de abril de 2009

PPP - respiração e papel do pai na hora h

Na segunda-feira tive mais uma aula de PPP. Foi dedicada à respiração a ter na hora do parto (confesso que não tenho treinado muito em casa). Amanhã teremos uma aula só para casais, destinada a aprender qual o papel do pai durante o trabalho de parte. Nós vamos a todas, não vá a moça dar a volta até ao grande dia. Se não der e tiver mesmo que ser por cesariana,enquanto estiver a olhar para o tecto vou fazendo a respiração que ando a aprender.

Uma coisa engraçada nas aulas de PPP é o ambiente entre as grávidas: a maioria é mãe de primeira apanha e, como tal, está ansiosa e cheia do medo com o que aí vem. Começa agora a parte mais difícil: vê-las ir indo embora... A que está mais grávida (com quase 36 semanas) tem que estar em repouso absoluto, pois o bebé quer nascer e a médica quer ver se ele aguenta pelo menos mais uma ou duas semaninhas. É a contagem decrescente!!!

4 comentários:

carmo pinto disse...

eheheh
eu até hoje e mais provavel não irei passar por essa fase :( ppp
mas o importante é que corra tudo bem.fazesem bem em não perder nenhuma!
jinho
carmo

Cati disse...

LOL

Também senti essa sensação de countdown... e o que é mais caricato é que, do meu grupo, já só falto eu! GLUP!

Beijoca*

Pat disse...

Eu não fui às aulas nesta nem na última semana!! O que vale é que vão repetindo... No meu grupo está tudo mais ou menos com o mesmo tempo! Ainda não passamos por essa fase da saída das mamãs!

Barrigas e Bebés disse...

Olá!!
Sinceramente a respiração é a menor coisa com que te deves preocupar ;-) Esse tipo de respirações já não se deviam utilizar e em alguns países europeus e nos EUA já nem sequer se incluem nos programas dos cursos de preparação para o parto. O próprio Instituto Lamaze percursos da preparação a este nível, veio a público informar que este tipo de respiração diminui a oxigenação do bebé, sobretudo se a mãe for encorajada a hiperventilar.
A melhor respiração e aquela com a qual nos sentimos mais confortaveis, a maioria das vezes só conseguimos descobri-la no hora P(arto) ;-D. Tranquiliza-te e na hora tenta visualizar o bebé e o seu nascimento! Boas aulas, 1 abraço,
S