segunda-feira, 20 de abril de 2009

Eritema gravídico? Não queremos

A minha gravidez esá a correr às mil maravilhas, como sabem. Os enjoos têm sido o único problema, mas uma vez controlados pela medicação, não há nada que me atormente por aí além.
Na semana passada comecei a ter comichão na barriga e reparei, durante o fim-de-semama, que tinha borbulhinhas pequeninas na bariga. Hoje perguntei à enfermeira o que seria: a senhora disse para eu falar com o médico, mas adiantou-me que deverá ser um eritema gravídico. Algo causado pelas hormonas e que aparece, num ano (pelas mulheres que passam no centro) em três ou quatro. Até ver está só na bariga, mas a senhora diz que é possível que chegue a todo o corpo. Não faz mal nenhum ao bebé, mas incomoda muito a mãe...
Não queria passar pela gravidez sem saber o que ela comporta, pois não? Aí tens Maria Inês...

13 comentários:

Joana disse...

Olá, olha eu passei por isso e começou na barriga e alastrou-se para todo o corpo ãté nas mãos e pés dava muita comichão, fiz montes de análises para ver se era algum problema com o fígado mas tava tudo bem levei injecções de cortisona e nada, isto aconteceu mesmo no final da gravidez e só passou cerca de 2 semanas depois do parto assim como apareceu desapareceu sem deixar marcas nenhumas... é realmente muito incomodativo eu que me gabava de não ter tido nenhum sintoma tipico nem um enjoo pois no fim toma lá umas comichões e o corpo cheio de borbulhinhas para acabar em beleza ehehehe Bj*

ps: a minha medica receitou-me fenistil para acalmar a comichão

carmo pinto disse...

bom dia.eu tb fiquei com borbulhas mas so na barriga da minha 1ªfilha .umas borbulhas pekeninas mas com a cabecita rija.tambem estas kuase ,aguentas bem ...é por uma boa causa.a maria está bem e tu tb isso e muito importante!
parabens pelas 32semanitas!!
JITO
CARMO

marga disse...

ai que bom...
eritema gravítico!! ISso nao é para todas!

Fi disse...

nunca tinha ouvido falar nisso.
mas tenho a certeza que vai passar rapido!
e contactar um dermatologista?
era melhor :)

beijocas

Anokax disse...

Opah espero que passe rapido! pomada ou coisa assim senão vai parecer que andas com sarna lol toda cheia de comichoes! lolol
Olha eu tb tive enjoos e agora tenho de estar de molho uma data de tempo ainda! nao tenho muita vontade mas...lá tera de ser!!!
Beijocas grandes

Sandra Veloso Silva disse...

Que chatice. Nunca tinha ouvido falar em tal coisa. Espero que passe rápido!!!

Bjs

Roxa disse...

Joana, chegou também à cara?

Joana disse...

não na cara não tive nada nem no pescoço, era do peito até aos pés... mas onde estava mais atacado era barriga e pernas. No hospital depois de ter tido o rodrigo senti-me um caso cliníco raro lol eram os médicos de volta de mim muito intrigados porque nada fazia passar aquilo, mas desapareceu tudo em 2/3 semanas e pude amamentar sem problemas não passou nada para o baby é só mesmo muito incomodativo para a mãe. O importante é que os nossos pimpolhos estejam bem =) Bjs*

Roxa disse...

Eu até ver só tenho na barriga e no peito, mas estava a imaginar se isto chegasse à cara... havia de ficar linda. Obrigada pelas informações. Beijinhos

marteodora disse...

Tive, tive, tive, por volta dos 5 meses. Foi mau.Dava uma comichão horrível. Tive na zona dos braços e passava muita ergonha porque era-me dificil controlar a comichão.
Fui ao dermatologista, na altura.
O que me fez muito bem:
gel de banho da uriage e leite de corpo da ducray. cumprir a hidratação todos os dias e não usar produtos agressivos. Alías, nunca mais larguei o gel da Uriage (que sempre usei para o meu pequenote).
Na época, o meu médico explicou-me que essse eritema tem que ver com a prolactina, a produção de leite, hormonas...por aí.
(Mais)Uma simples adaptação do teu corpo a uma nova vida, a um novo ritmo!

Roxa disse...

Obrigada pelas dicas marteodora. Bjs

ana disse...

também passei por uma grande comichão, sem saber que n era a comichão normal da pele a esticar coçava muito muito, como me disseram que podia ser uma alergia fui logo ao médico, com medo de ser alguma coisa com o bebé, o medico n me soube dizer exactamente o que era, apenas me receitou uma pomada e levar a roupa que fica em contacto com a pele, isto algures em dezembro.. agora ando a ter aulas de preparaçao para o parto, e a enfermeira disse me k tinha eriteme gravidico, é normal nas grávidas, apareceu me 2 vezes em 8 meses de gravidez começando em volta do umbigo, espalhando umas bolhinhas na barriga, peito e coxa, até agora. é normal os médicos n conhecerem este tipo de comichão (o que eu acho errado)

ana disse...

"eritema" é a palavra correcta.