domingo, 18 de janeiro de 2009

19 SEMANAS

O tempo passa, de facto, a correr. Amanhã completamos 19 semanas e lembro-me como se fosse ontem de quando contei a toda a gente que estava grávida, às 6 semanas. Espantoso como o tempo passa e a barriga cresce. Estamos a entrar em contagem decrescente para o nascimento do pequeno...

"Da 19ª a 22ª semana de gestação...

Estamos no 5º mês de gestação, no segundo trimestre da gestação!

No início do quinto mês, com 19 semanas, o feto mede em torno de 19 cm e pesa cerca de 200 g.

Com 20 semanas seu cérebro pesa cerca de 90g. Aparecem os primeiros fios de cabelo. Inicia-se a formação do "vernix caseoso" que é uma camada de gordura que reveste externamente o feto, tendo a função de proteger sua pele num ambiente aquático. Nesta fase o feto já pesa cerca de 300g.

A segunda etapa do desenvolvimento do sistema respiratório fetal (iniciada na 16ª semana e estendendo-se até a 24ª semana de gestação) se processa nesta fase. Ao final desta etapa as estruturas responsáveis pelas trocas gasosas, embora imaturas, já estão formadas.

A urina fetal é a principal constituinte do líquido amniótico a partir de segundo trimestre de gestação. Os rins fetais normais, em feto bem nutrido através da placenta, mantêm o líquido amniótico dentro da normalidade. A deglutição fetal é a principal via de absorção de líquido amniótico, sedo a mesma observada desde 15-16 semanas de gestação. O líquido amniótico é indispensável para o bem estar do bebê e para o desenvolvimento pulmonar fetal durante a gestação.

Com 21 semanas inicia-se a maturação do sistema auditivo. O futuro bebê consegue ouvir e reconhecer a voz materna. Pode até se interessar por alguns estilos musicais.

O desenvolvimento do sistema cardiovascular (circulatório), sistema nervoso central (SNC), do sistema hematológico e do sistema gastrointestinal do seu bebê ocorrem conforme discutido em meses anteriores.

Com 19 a 20 semanas de gestação, os movimentos do bebê começam a ficar mais coordenados. O feto é capaz de ficar ereto e impulsionar o corpinho para frente.

Com 21 semanas de gestação seu bebê terá em torno de 23 cm e 430g de peso e ao final do 5º mês, em torno da 22ª semana de gestação, o feto mede em média 26 cm e pesa cerca de 500g.

Seu bebê se move livremente no fluído amniótico. Ele aumenta de peso, ganha tecido e músculos. Ele tem costumes e horários, dormindo e acordando durante certos períodos todos os dias. "
(Centro Pré-Natal de Tratamento e Diagnóstico)

6 comentários:

Sandra Silva disse...

Já vais mais avançada do que eu! Que te continue a correr tudo bem. Beijocas

disse...

mais uma semaninha!que bom que afinal nao ha nada de anemia.talvez as tonturas sejam so de cansaço...beijinhos grandes.falta actualisar a barriguita.bjs

marga disse...

Estou a dorar ver essa barriga crescer!

susie disse...

Estas quase a meio da viagem......

Jocas

http://susel.blogs.sapo.pt

Sofia,Pedro e Joana disse...

Parabéns pelas 19 semaninhas, quase a meio da jornada!
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

Sandra disse...

Olá, em 1º lugar parabens pela tua gravidez... não me conheces, mas chamo-me Sandra, estou grávida de 10 semanas e costumo pesquisar os blogs de outras fururas mamãs...
Hei-de vir visitar-te mais vezes!

Jokas
Sandra C.